Cinema: Tudo o que você precisa saber sobre o Festival De Cannes

01:52:00


Olá ateliênses!

Como passam neste fim de maio?

Sabiam que entre os dias 11 e 22 de maio rolou O Festival De Cannes lá na França?

(Festival de quem?)

Resolvi fazer esse post para explicar um pouco melhor sobre a premiação que ocorre todo ano e que é responsável por consagrar vários filmes e atores sensacionais. Como por exemplo: 

  • Wild Heart (do maravilhoso David Lynch com Nicolas Cage); 
  • Pulp Fiction (que teve sua primeira exibição, no Festival de Cannes de 1994, conquistando Palma de Ouro, prêmio de maior prestígio do festival. Tendo Quentin Tarantino como direção, e a presença de atores como John Travolta, Samuel L. Jackson e Uma Thurman); 

  • Azul É A Cor Mais Quente (o filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013. Baseado no romance gráfico "Le Bleu est une couleur chaude"de Julie Maroh). 




Guia Do Festival:

Por 12 dias, em Maio, a cidade de Cannes é transformada de um quieto resort litorâneo em todo o foco da indústria cinematográfica mundial. Mais de 200 mil pessoas (cineastas,
fãs do cinema, etc) descem a Croisette (famosa avenida que dá acesso ao centro de convenções -Palais des Festivals et des Congrès-) para tomar parte no Festival de Filmes de Cannes.
Durante essas duas semanas, centenas de filmes são gravados, carreiras são feitas (e arruinadas) juntam-se para gozar da fortuna dos holofotes.

Desde o início dos anos 1950 , quando um de biquíni Brigitte Bardot brincavam na praia para as câmeras, Cannes tem crescido para encarnar dois dos passatempos favoritos do mundo: sexo e cinema . Agora, facilmente o mais famoso festival de cinema de todos eles, a simples menção de Cannes evoca imagens de tapetes vermelhos , palmeiras, os flashes ofuscantes de um milhão de câmeras dos paparazzi, e, claro, festas de celebridades.




Prêmios:

  • Palma de Ouro (francês: Palme d'Or) é o prêmio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes, entregue desde o ano de 1955 ao filme vencedor do Festival;
  • O Grand Prix é um prêmio do Festival, no qual o júri escolhe o melhor filme. É o segundo prêmio mais respeitado do festival, perdendo somente para à Palme d'Or.
  • O Prêmio de interpretação feminina (no original em francês: Prix d'interprétation féminine) é um troféu concedido à melhor atriz, atribuído por um júri da seção oficial de filmes do festival. A primeira edição ocorreu em 1946;
  • O Prêmio de interpretação masculina (em francês: Prix d'interprétation masculine) é um troféu concedido ao melhor ator. O premiado é escolhido por um júri da "seção oficial" de cinema do Festival. A primeira edição do prêmio foi em 1946;
  • O Prêmio de Melhor Diretor (no original em francês Prix de la mise en scène) é um galardão atribuído ao melhor diretor de cinema. É escolhido pelo júri da secção oficial de filmes no festival. Foi concedido pela primeira vez em 1946;
  • O Prêmio de Roteiro (Prix du scénario, em Língua Francesa) é uma premiação concedida por um júri da seção oficial de filmes. A primeira premiação ocorreu em 1949;
  • Câmera de ouro (Caméra d'or) recompensa o melhor primeiro filme do conjunto dessas seções. 

Premiação de 2016:


 Grande Prêmio ficou com Xavier Dolan levou por “Juste la Fin du Monde”. Uma produção de Canadá e França, o filme conta e história de um escritor que está próximo da morte e volta a sua cidade natal após 12 anos de ausência.


 A filipina Jaclyn Jose foi a premiada com melhor Interpretação Feminina pelo longa “Ma’Rosa”. O filme filipino se passa em Manila e segue a história de uma mãe de 4 filhos que tem uma pequena loja de conveniências.

 O ganhador foi o iraniano do Prêmio de Interpretação Masculina foi Shahab Hosseini, por “Forushande”. Filme também levou o Prêmio de Melhor Roteiro e conta história de iranianos obrigados a deixar sua casa e mudar para o centro de Teerã.

 Olivier Assayas foi
o ganhador do Prêmio de Melhor Diretor por “Personal Shopper”, estrelado por Kristen Stewart. Filme produzida pela França mostra uma jovem que odeia seu trabalho e acaba de perder o irmão, morto em um ataque cardíaco. Ela vê fantasmas, recebe mensagens de texto misteriosas e se envolve em um assassinato brutal enquanto passa pelo que sua intérprete descreveu como uma "crise de identidade".


 A vencedora da categoria Câmera de Ouro, que premia o melhor filme de um diretor estreante no Festival de Cannes, foi a diretora Hounda Benyamina, por “Divines”. Produção francesa conta a história de mulher que começa a se envolver no mundo das drogas.

Finalmente, a Palma de Ouro de Curta-Metragem ficou com: “Timecode” do diretor espanhol Juanjo Gimenez. Produção espanhola mostra rotina de dois guardas de um estacionamento, Luna e Diego.


 O prêmio mais esperado da noite, a Palma de Ouro, ficou com: "I, Daniel Blake", do diretor Ken Loach. 
O vencedor conta a história de Daniel Blake, um marceneiro inglês que, aos 59 anos, sofre um ataque do coração no meio do trabalho e quase morre.
Às voltas para se desvencilhar da burocracia e conseguir auxílio do governo pela primeira vez em sua vida, Blake se envolve Katie. Mãe solteira de duas crianças, Daisy e Dylan, a mulher topa se abrigar na casa dele para fugir das condições precárias de moradia em que se encontrava.


O Brasil no Festival: 


 O filme brasileiro "Aquarius", com Sônia Braga no papel de uma mulher que se recusa a deixar de viver do modo como deseja, entrou na disputa pela Palma de Ouro em Cannes neste ano de 2016.
 Aos 65 anos, Sônia Braga interpreta Clara, uma ex-crítica musical que mora no "Aquarius", um edifício dos anos 1940 construído na orla do Recife, cercada por seus discos, livros e recordações. As coisas se complicam quando o prédio é adquirido por uma empresa que planeja demolir o edifício para construir um complexo residencial moderno.Clara rejeita a proposta apresenta pelo promotor imobiliário e, apesar do relacionamento difícil com os filhos e do câncer de mama que a fez perder um seio, ela não está disposta a ceder.




Curtiram, cinéfilos?

 Eu achei interessante a proposta do filme estrelado pela Kristen Stewart, "Personal Shopper", senti uma pegada bem jovial quando na sinopse diz que ela é uma garota que está cansada da vida (mais conhecida como, crise de existência,a qual todos nós somos submetidos cedo ou tarde). Fora, que, a Kristen sempre estará no meu coração pela atuação dela na "Saga Crepúsculo" e em "Zatura".


 Na minha opinião, foi i-n-c-r-í-v-e-l a terra tupiniquim marcar presença no evento, apesar de não levar o prêmio para casa :( . Foi interessante o protesto contra o impeachment da presidente Dilma realizado pelos representantes de Aquarius no red carpet.

Bom está foi minha opinião, mas agora quero saber a sua! 
Você já conhecia o Festival de Cannes, leitor?
Sabia sobre o filme brasileiro que estava concorrendo ao prêmio de maior destaque no Festival?
Conta tudo para mim aqui nos comentários, ok? :)
Até a próxima!











You Might Also Like

9 comentários

  1. Oiieh!
    Adorei seu blog, ele é super lindo.. Com um conteúdo bem diversificado dos que eu estou acostumada ler, mais você está de parabéns lindona!! Já estou te seguindo!

    Mil Beijos ♥

    marcellalimaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela,
      Obrigada pelo carinho linda! Seja muito bem vinda por aqui 😊.
      Beijocas,
      Bee 🐝

      Excluir
  2. Eu conhecia sim, mas ainda não tinha um entendimento legal sobre ele, adorei seu post, foi uma forma super legal de eu aprender um pouco mais.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lee,
      ficou super contente que você tenha gostado do conteúdo do post! Adorei saber que você enredei legal a ideia do festival!
      Beijo grande,
      Bee 🐝

      Excluir
  3. muito boa sua postagem e a riqueza de informações, dá pra ver que ama o assunto!

    Vem conhecer o meu blog, se gostar podemos nos seguir =)

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiia, seja muito bem vinda ao Ateliê!
      Sou louca por cinema, adoro disseminar um pouco mais dessa arte para o mundo 😊.
      Obrigada pelo carinho,
      Bee 🐝

      Excluir
  4. Great post!!!!
    Would you like to follow each other? let me know and I follow you back.
    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you very much Marcela!
      I am going to check your blog, sweetie.
      Besos
      Bee 🐝

      Excluir

Você vai a-m-a-r esse post!

Livros: Um livro para cada signo!